Argo (filme)




Ficha Técnica
Título original: Argo
Elenco: Ben Affleck, Alan Arkin, John Goodman
Direção: Ben Affleck
Gênero: Suspense
Estréia: 31 de Agosto de 2012
Baseado em fatos reais
Duração: 120 minutos (2 horas)
Indústria Cinematográfica: Warner Bros
Classificação: 5/5






Argo, na verdade, é um filme que conta a história de um filme. Estranho? 



A palavra "Argo", de acordo com a mitologia grega, foi o barco criado por Argos, que tinha como objetivo ir atrás do Velo de ouro (cordeiro com linhagem de ouro, que tinha o significado de prosperidade e poder). Sendo, no filme, a representação de "poder" - ou do Velo de ouro - os americanos. Não apenas cidadãos qualquer, mas sim os funcionários da embaixada americana que conseguiram sobreviver ao ataque de invasão sofrido no Teerã, em 1979, causado por militares islâmicos. 
Como imagino que tenham notado, há um grande jogo de palavras com o título do filme (até mesmo na origem da sua palavra) e o enredo. Achei bastante interessante o modo como trouxe um acontecimento real para um filme, uma estória que até então não tinha sido divulgada. A maneira como se conseguiu expressar o jeito de ser e agir do americano, mesmo que inexplicitamente, em cenas como a do começo em que há o combate entre os islâmicos e os mesmos em seu consulado. Acredito que dirigir e protagonizar foi um outro grande desafio para Ben Affleck, funções que não devem ter sido fáceis de serem cumpridas, ainda mais ao mesmo tempo. O longa também foi feliz no modo como conseguiram transmitir, ao telespectador, o terror vivenciado pelos estadunidenses, o medo de serem descobertos. 
De fato me surpreendi por este ter sido o filme ganhador do Oscar 2013. Com isto não estou dizendo que preferia um outro, mas sim esperava que Lincoln (e não confundam com o caçador de vampiros, por favor) fosse o ganhador, já que relata a estória de um dos maiores presidentes americanos. 
Um dos personagens reais de Argo, em certa feita, deram entrevista à Veja, observe:

"Achamos que poderíamos sugerir algumas mudanças no roteiro, especialmente porque achávamos que os canadenses não recebiam o crédito merecido pelo que fizeram por nós naquele novembro de 1979, mas não foi o caso. […] Os canadenses John Sheardown e Ken Taylor tiveram um papel chave no nosso resgate, também correram riscos. E gostaríamos que eles tivessem tido um destaque maior no filme.""[…] Era um dia de trabalho normal, no início da semana. A única diferença era que a manifestação do lado de fora do complexo da embaixada parecia maior do que as dos dias anteriores. […] Estávamos conversando, quando percebi um tumulto na sala de espera. Eram 9h30 da manhã, e as pessoas comentavam que alguns manifestantes haviam conseguido entrar na embaixada. […] Na verdade, o complexo já havia sido invadido em 14 de fevereiro do mesmo ano. Mas a ocupação durou apenas três horas, pois os seguranças conseguiram colocar pacificamente os rebeldes para fora do prédio. Imaginamos que no dia 4 de novembro ocorreria algo parecido.""[…] Houve um único momento de apreensão, depois de passar pela segurança, quando esperávamos pelo ônibus que nos levaria até o avião. Fomos avisados de que o voo poderia atrasar até 3 horas, por problemas mecânicos. Mas, no fim, conseguiram consertar o problema em 30 minutos, e decolamos tranquilamente. Obviamente, a parte em que os revolucionários iranianos correm atrás do avião no filme não é real." "[…] Traz um sentimento muito especial pensar que parte de sua vida foi transformada em um filme ganhador do Oscar. Foi minha maior aventura, e tudo mudou depois disso. Minha mulher, que não queria ter filhos quando casamos, mudou de ideia depois da nossa experiência confinados na embaixada canadense. Segundo ela, todos nós nos tornamos uma família unida ali. Hoje, temos dois filhos. Além disso, sei de pelo menos dois documentários sendo gravados sobre nossa história. Graças a Argo, muitas pessoas tiveram acesso a uma parte da história que por tanto tempo ficou esquecida." -Mark Lijek 
Personagens no filme Argo
Americanos que foram resgatados e interpretados no filme Argo

Comentários

Postagens mais visitadas